Taxonomia Cidadã: Nomeando os anfíbios do Brasil
Os nomes vernaculares, principalmente os populares, aproximam a população humana dos outros animais, o que pode tornar mais acessíveis ao público não acadêmico as informações sobre as espécies estudadas pela ciência, especialmente em trabalhos relacionados à conservação. A maioria das espécies de anfíbios do Brasil não possui nomes vernaculares difundidos publicamente, sendo que muitas delas são reconhecidas por vernáculos genéricos (e.g., sapo, perereca, rã). Dado a falta de nomes vernaculares/populares para as espécies desse grupo de vertebrados megadiverso, nós desenvolvemos um projeto de ciência cidadã, denominado #TaxonomiaCidadã, através do qual realizamos consultas amplas à comunidade, em diferentes redes sociais, com o intuito de propor ou identificar os nomes populares de todas as espécies de anfíbios do Brasil. Este projeto é uma proposta dinâmica que continuará até termos a totalidade de nomes disponíveis para todas as espécies, além de manter-se ativo para contribuir no batismo de nomes vernaculares à medida que as espécies forem sendo descritas.
|
|
Your browser does not support viewing this document. Click here to download the document.
Este projeto é uma realização do Mapinguari UFMS, do Instituto Boitatá e do Projeto DOTs. Elaborado por Diego José Santana, Gabryella de Sousa Mesquita, Carla da Silva Guimarães, Ibrahim Kamel Rodrigues Nehemy, Adriano Oliveira Maciel, Nicole Fighera Amorim Mendes, Pedro L. V. Peloso e Iberê Farina Machado.
Como citar: Santana, D.J., Mesquita, G.S., Guimarães, C.S., Nehemy, I.K.R., Maciel, A.O., Mendes, N.F.A., Peloso, P., Machado, I. 2023. Taxonomia Cidadã: Nomeando os anfíbios do Brasil. https://www.mapinguarilab.com/taxonomiacidada.html (Data de acesso). |